A casa e o seu dono”, Elias José (parte 2): Diferentes tipos de moradia

Diferentemente do trabalho pedagógico com a leitura e a escrita pautado em palavras, sílabas ou letras isoladas, o texto é espaço de diálogo, de interação do sujeito com outro e produção de múltiplos sentidos. E, é exatamente isso que ocorre com o poema de Elias José, “A casa e o seu dono”, postado aqui no CRINFANCIA, pois, além de brincar com as palavras produzindo rimas às vezes sem o menor sentido, o texto também nos remete ao estudo da temática “MORADIA”, já que o poema descreve de forma divertida o tipo de moradia de alguns animais.

Dessa forma, nós do CRINFANCIA, a partir desse texto, apresentamos algumas dicas de atividades voltadas para a temática MORADIA, as quais abordam os seguintes aspectos:
  •  os tipos de moradia,
  •  a criança e a sua moradia.
Também seria interessante que as crianças conhecessem como alguns animais se protegem do vento, da chuva, do calor, do frio entre outros fenômenos da natureza.
Para começar, retome a leitura do poema “A casa e o seu dono” de Elias José, em seguida na roda de conversa oriente o diálogo em torno da temática moradia, incentivando as crianças a dizer onde moram e a descrever como é a sua casa. Clique aqui, para conhecer algumas sugestões de atividades voltadas para a temática moradia.
 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *