Dica de Atividade: “Rima ou Combina?”

Olá Professoras!

Hoje, nesse artigo trazemos uma dica de atividade imperdível, que temos certeza, irá contribuir muito para sua prática pedagógica.

Antes de apresentarmos a dica pedagógica de hoje, gostaríamos de expor algumas considerações acerca da importância do brincar no desenvolvimento da linguagem verbal. Nesse sentido, abordaremos mais especificamente as brincadeiras com as palavras, as quais segundo  Leal e Silva (2010, p. 58) incluem situações em que as crianças brincam de manipular as dimensões sonoras das palavras.

Conforme nos mostra Leal e Silva (2010, p. 57), “[…] o brincar com a língua faz parte de muitas culturas em diferentes momentos históricos[…]”, portanto, essas brincadeiras  são ensinadas em situações em que o adulto juntamente com a criança canta músicas e cantigas de rodas; ou recita poemas e quadrinhas; ou ainda as desafia com diferentes adivinhações. Sendo assim, quando propomos esse tipo de situações de ensino-aprendizagem, estamos trabalhando a linguagem de uma forma lúdica e prazerosa.

E, foi pensando nisso, que nós do CRINFANCIA, estamos apresentando uma dica pedagógica para a Educação Infantil, voltada para o livro “Rima ou combina?” de Marta Lagarta e ilustrações de Suppa (Editora Ática) . Esse livro é constituído por quatro textos: “Voa ou não voa?”, “Rima ou combina?”, “Caroço ou semente?” e “Pelo ou cabelo?”. 

E, o texto que estamos utilizando como referência é o “Rima ou combina?”, nele a autora brinca com a sonoridade, o sentido e o significado das palavras, para conhecer e ler para a sua turma, veja abaixo:

Ao ler o livro para as crianças procure observar se elas percebem as rimas. Em seguida, questione sobre por que algumas palavras rimam e não combinam e, outras não rimam, mas combinam?

A partir da leitura desse texto, nós do CRINFANCIA, criamos a atividade  “RIMA COMBINA”. Clique e conheça! 

Nesta atividade as crianças brincarão de agrupar as palavras (desenhos) que rimam e combinam.

Como realizar?
  •  Observar a figura que está na primeira coluna;
  •  Encontrar na outra folha uma figura que rima e outra que combina;
  • Na segunda coluna, cola-se a figura que rima;
  • E na terceira a que combina, veja abaixo como ela fica pronta.

Ficamos por aqui, com mais uma dica de atividade. Fiquem atentas, em breve traremos uma dica de construção de um jogo pedagógico bem bacana!!!

Abraço;

Eliane

Referências: Leal, Telma Ferraz; Silva, Alexsandro da. Brincando, as crianças aprendem a falar e a pensar sobre a língua. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Brandão; Rosa, Ester de Sousa. Ler e escrever na Educação Infantil – Discutindo práticas pedagógicas. 2010, Belo Horizonte – MG, Editora Autêntica.

3 respostas para “Dica de Atividade: “Rima ou Combina?””

  1. Susana disse:

    Oi, Eliane. Vc tem as regras desse jogo? E as imagens? Poderia me enviar? susanafleite@gmailcom

  2. eliane monica disse:

    Oi, Susana. Nós criamos este jogo e escrevemos uma sugestão de como brincar, que colocamos na postagem. Mas você poderá criar com as crianças as regras, o que acha? As imagens do jogo são as que postamos. Você pode também criar outras rimas e outros desenhos, este é apenas uma sugestão. Qualquer dúvida mande para o nosso e-mail: equipecrinfancia@gmail.com. Um abraço.

  3. Angelica disse:

    Muito legal! Adoro as sugestões de vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *