Projeto “Medos e Monstros”: História – “Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa”

Olá Pessoal;

Nesta parte do projeto as crianças participaram de diversas experiências de ensino-aprendizagem como: apreciação de vídeo, leitura de história, desenho e montagem de um gráfico (registro da votação para escolha do nome do monstro que será o mascote da turma).

  • O vídeo: As crianças assistiram atentas a história  “Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa” de Rosana Rios,  contada no canal “Baú da Camilinha”. De maneira muito divertida, Rosana Rios, nesta obra conta a história de um Monstro diferente que não gosta de comer princesas, mas adora tomar sorvete;  uma princesinha autoritária e um herói atrapalhado! Enquanto assistiam a contação da história, as crianças ficaram curiosas para ver como era o “Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa”.

  • A leitura do livro: Em seguida li o livro e a cada página que eu folheava diziam que queriam ver como era o monstro. Toda essa curiosidade foi alimentada pela descrição que a autora faz do monstro no decorrer da história, como tendo: dois narizes, seis orelhas, quatro braços e 219 dentes.

  • O desenho do monstro: Considerando a imagem que a história transmite ao descrever o “Monstro Monstruoso Da Caverna Cavernosa” e a própria ilustração do livro , entendo que as crianças formularam no seu imaginário a ideia de como ele seria, por isso solicitei que cada uma o desenhasse, veja abaixo: 

  • A escolha do desenho que irá representar o mascote da turma: Como costumo fazer, solicitei que cada um apresentasse e falasse sobre o seu desenho. Em seguida  os expus para apreciação de todos e contei que após uma votação,  um daqueles desenhos seria transformado em um boneco, o qual será o mascote da nossa turma. As crianças ficaram bastante empolgadas com a ideia e cada uma votou no desenho de sua preferência, mas houve empate,  e o dois mais votados foram os que apresento abaixo (as produções de Ana Clara e Samuel). Para o desempate foi necessário haver mais uma votação, e o mais votado, foi  o desenho produzido pelo aluno Samuel.

  • A escolha do nome: Agora só faltava colocarmos um nome para o nosso monstro-mascote,para isso selecionei  alguns com as crianças para montarmos um gráfico, no qual cada cor representava um nome. Conforme imagem abaixo, o nome escolhido foi Juni.

Vai ser uma festa quando o monstrinho Juni chegarr! Nos acompanhe, pois contaremos para vocês como será esse momento.

Abraço;

Eliane

3 respostas para “Projeto “Medos e Monstros”: História – “Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa””

  1. Parabéns professora… um trabalho de muita qualidade. E o melhor, muito bem detalhando explicando para nós leitores o passo a passo. Creio que cada professor que experimentar terá um resultado diferenciado, porém com igual qualidade!!!
    Amei muito … 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  2. edila novack disse:

    Queria saber onde acho o projeto completo? Medos de monstros

    1. Eliane Cristina Freitas de Souza disse:

      Olá Edila, o referido projeto está no próprio site.
      É só você clicar na categoria Portifólio em seguida na opção Eliane, lá tem todos artigos referentes a esse projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *