Projeto “Medos e Monstros” e o trabalho com a linguagem escrita

Olá professoras;

Antes de tratar dos desdobramentos que acontecerão a partir do mascote-monstro, Juni, gostaria de ressaltar que, para nós do Crinfancia, o ensino da linguagem escrita, deve ter como unidade básica, o TEXTO, porque é nele que a linguagem se concretiza!

Interação social, diálogo e responsividade só se concretizam no, para e com o texto, seja ele: oral, escrito ou imagético. Foi nessa perspectiva que busquei propor atividades como: rodas de conversa, muitas e muitas histórias, entrevistas com os familiares, tabelas e  gráficos.

Agora que o Juni irá passear na casa das crianças, ele levará um jogo da memória, o qual eu e as crianças já temos utilizado em nossas brincadeiras. Sentimos que para ser utilizado como brinquedo entre os alunos e as suas famílias, seria necessário formularmos um texto instrucional para informar aos familiares como jogar. Desse modo, após brincarmos, algumas vezes como o “Jogo da Memória do Juni”, elaboramos um texto coletivo que acompanhará as visitas do nosso mascote-monstro à casa das crianças. Vejam como aconteceu da construção da tabela à produção do texto coletivo:

1- A tabela a partir da qual surgiu a partir da qual criamos “JOGO DA MEMÓRIA DO JUNI”

2- Parte do jogo que confeccionamos para acompanhar o passeio do Juni à casa das crianças

 

3- Momentos em que as crianças brincaram com o jogo

4- E, finalmente o texto produzido coletivamente para ensinar as regras do “Jogo da memória do Juni”

Professoras,neste post tentei mostrar como é possível a linguagem escrita ser apresentada às crianças de forma contextualizada e viva, sendo meio de interação e diálogo entre sujeitos ativos e responsivos. Esta é apenas uma das tantas maneiras que eu e você, professoras da Educação Infantil, podemos fazer com que a linguagem escrita seja ensinada com função social. 

Espero que esta reflexão contribua para sua prática pedagógica e que possamos trocar ideias à respeito desta temática, o trabalho com a linguagem escrita na Educação Infantil.

PARA SABER MAIS SOBRE COMO FOI O DESENVOLVIMENTO DESSE PROJETO, CLIQUE NOS LINKS ABAIXO:

DICAS PEDAGÓGICAS: MEDOS E MONSTROS

Projeto “Medos e Monstros”: Do que tenho medo?

O Projeto “Medos e monstros” e a importância da roda de conversa

Projeto “Medos e Monstros”: História – “Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa”

Projeto “Medos e Monstros”: Contextos para o ensino da leitura e da escrita

Projeto “Medos e Monstros” e a produção da cultura infantil

Um forte abraço;

Eliane

6 respostas para “Projeto “Medos e Monstros” e o trabalho com a linguagem escrita”

  1. Sirlene Trivelin disse:

    Muito legal esse trabalho. Parabéns!!

    1. Eliane Cristina Freitas de Souza disse:

      Que bom que tenha gostado!
      Agradeço sua participação.
      Abraços;
      Alini, Eliane e Mônica

  2. Daurileia disse:

    Muito Bacana! A Lara adorou ter o Juni em casa e nos divertirmos bastante com jogo da memoria.

    Parabens!

    1. Eliane Cristina Freitas de Souza disse:

      Fico muito feliz com o seu retorno!
      O Juni voltará, levando novidades…rsrsrs
      Abraços
      Da equipe
      Alini, Eliane e Alini

  3. Angelica disse:

    Excelente trabalho! Poucas vezes encontrei um site com atividades realmente significativas. Parabéns!

    1. Eliane Cristina Freitas de Souza disse:

      Obrigada Angelica;
      Ficamos muito felizes por isso. Continue nos acompanhando e participando.
      Para nós, a participação dos leitores é muito importante!
      Forte abraço;
      Alini, Eliane e Mônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *