Ação Pedagógica com crianças pequenas: Por que utilizar móbiles?

Em casas onde há bebês ou em creches é muito comum observarmos a utilização de diferentes tipos móbiles, você já se perguntou sobre a importância desse brinquedo para o desenvolvimento infantil?

Segundo Elkonin (apud Arce e Silva, 2009, p. 170), antes de um ano surge na criança uma importante característica que é a manipulação de objetos. Ao descrever essa atividade Elkonin explica que
 
“[…] nesta atividade estão presentes a observação visual da criança simultânea à ação de dirigir as mãos até o objeto fixado visualmente, o que leva a criança a, com aproximadamente cinco meses, poder pegar objetos. No ato de pegar, formam-se os elementos fundamentais das coordenações motoras visuais. O ato de pegar é a primeira ação dirigida das crianças e a origem das distintas manipulações com os objetos” (2009, p.170).

Desse modo, dispor de móbiles tanto no quarto do bebê como nos berçários, pode ser uma excelente oportunidade de experiência de aprendizagem, pois ao manipular os objetos dispostos no móbile o bebê é estimulado a fixar o olhar e, isso ajuda a corrigir aquela situação meio estrábica que todo bebê parece ter, além de aperfeiçoar o deslocamento do olho da esquerda para a direita e vice-versa.
 
Referências: Arce, Alessandra; Silva, Janaina Cassiano; É possível ensinar no berçário? O ensino como eixo articulador do trabalho com bebês (6 meses a 1 ano de idade). In: Arce, Alessandra; Martins, Lígia Márcia.  Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2009, Campinas. Ed. Alínea.  
 
Almeida, Geraldo Peçanha de; Os bebês vão à escola. 2009, Curitiba. Pró-Infatil Editora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *