Pontilhismo: Uma maneira de desenhar

Inspirada na ideia compartilhada na fan page “Experiências em sala de aula”, a qual trazia fotos que retratavam desenhos realizados por crianças, utilizando cotonete e tinta guache, fiquei instigada em pesquisar com meu grupo de crianças  o que é a técnica de pintura chamada “pontilhismo”, bem como o nome de alguns artistas que a utilizavam. Caso queira conhecer a fan page mencionada, clique aqui.

Antes, de trazer o conceito de pontilhismo e o nome de alguns artistas que utilizaram essa técnica, gostaria de ressaltar que, quando nós do Crinfancia apresentamos esses conhecimentos às crianças, não pretendemos  engessar suas produções,mas, sim permitir que percebam as inúmeras possibilidades de utilizar os materiais, ou seja, potencializar sua criatividade. Até porque, apesar de apresentarmos um repertório de imagens utilizando essa técnica, não solicitamos que as reproduzam e, sim que criem seus próprios desenhos.

Desse modo, pontilhismo trata-se de uma técnica que consiste na pintura com a utilização de pontos coloridos bem próximos uns dos outros, sem deixar espaços brancos provocando em que visualiza uma visão ótica. Essa técnica consiste em minúsculos pontos organizados, ou seja, feitos bem juntos e sobrepostos dando ao observador a impressão de um todo.Clique aqui para saber mais e aqui também.

Após apresentar o conceito de pontilhismo e telas de artistas que usaram essa técnica, propus às crianças que realizassem suas próprias produções, elas por sua vez aceitaram a proposta sem nenhuma resistência!

Sabemos que em experiências estéticas como essa, as crianças não estão produzindo arte, propriamente dita, mas sim realizando uma atividade criativa de alta relevância para a sua formação, pois entendemos que tais atividades trazem um elemento sensível fundamental ao desenvolvimento da imaginação e da criação.

Sendo assim, vale ressaltar que, o que importa para a criança “[…] não é o produto acabado, mas sim o seu envolvimento no processo de criar, de inventar. Na experiência com as linguagens artísticas, as crianças devem construir conhecimentos necessários para o desenvolvimento de seu próprio percurso criativo […]” 

REFERÊNCIA:  OLIVEIRA, Zilma Ramos (org.). O TRABALHO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Biruta, São Paulo, 2012.

2 respostas para “Pontilhismo: Uma maneira de desenhar”

  1. Hanna Jhonson disse:

    Eu amo arte e pintura, além de ajudar a extrair o melhor do artista e mais quando você é criança, é aquele pointillismo que eu gosto porque as cores parecem mais brilhantes e brilhantes, além de serem inovadoras, compartilho uma lista dos melhores pintores pointillistas de todos os tempos,
    https://www.buzzfeed.com/alonzor301/les-meilleurs-peintres-pointillistes-de-tous-les-t-36ijc?utm_term=.fpAvLR42E#.tp2PDXNZy

    aqui a ordem da lista:

    1 Charles Angrand
    2 Chuck Close
    3Henri-Edmond Cross
    4 Hippolyte Petitjean
    5 Georges Lemmen
    6 Maximilien Luce
    7 Camille Pissarro
    8 Georges Seurat
    9 Paul Signac
    10 Gabino Amaya Cacho
    11 Ivette Bassam
    12 Yayoi Kusama
    13 Dionicio Veraméndez
    14 Kevin Sprouls
    15 Miguel Endara

    1. Eliane Cristina Freitas de Souza disse:

      Olá, agradecemos a sua contribuição.
      Abraço;
      Alini, Eliane e Mônica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *