O QUE É ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nós do Crinfancia damos uma especial atenção ao período de adaptação, pois sabemos que o sucesso do ano letivo dependerá da qualidade dos vínculos afetivos que se formarão entre a escola, a criança e a sua família neste momento inicial. Tanto que, apresentamos em nosso blog diversos posts com reflexões e sugestões de atividades tratando dessa temática.

Vale ressaltar, que o período de adaptação não depende única e exclusivamente do seu planejamento, professor de educação infantil! Esta é uma temática que precisa ser tratada em sentido macro, ou seja,  é necessário que: 

  • as secretarias de educação formulem diretrizes que orientem  e regulamentem as ações da escola nesse momento;
  • as propostas pedagógicas das escolas tenham garantido ações específicas para o período de adaptação;
  • as famílias tenham plena convicção do seu papel para que a inserção de sua criança nesse novo ambiente ocorra de maneira segura e bem sucedida;
  • toda equipe escolar, seja orientada a acolher, com respeito e atenção todas as crianças e seus familiares, sem distinção;
  • e o professor tenha todo o apoio pedagógico para o planejamento e execução de um ambiente acolhedor com atividades significativas e instigantes.

ACOMPANHEM O NOSSO BLOG DURANTE ESTE MÊS, POIS TRAREMOS MUITAS DICAS E ORIENTAÇÕES PARA ESSE MOMENTO TÃO DELICADO, O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *