Entrevista: Do Livro ao Projeto “Sonhos de Francisco”

O resgate da criança “COMO UM SER DA NATUREZA”, que pressupõe práticas pedagógicas que promovam “[…] a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais […]” é um dos doze eixos norteadores do currículo, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI’s).

E, nós do site CRINFANCIA, entendemos o quão importante e urgente se faz necessário para a formação das crianças essas experiências de ensino-aprendizagem nas instituições de Educação Infantil. Por isso, achamos bastante relevante apresentarmos aqui a entrevista que fizemos com o autor do livro e do projeto “Sonhos de Francisco”, o filósofo Marcelo Fernandes dos Santos.

Acompanhem a entrevista abaixo:

CRINFANCIA:  Com surgiu a ideia do livro e do projeto? Qual você idealizou primeiro?

MARCELO: Sempre tive uma paixão por ler e escrever poesias na adolescência, mas depois me afastei delas por motivos de trabalho e de estudos da faculdade. Após ter minha filha, fiquei desempregado, e fiz junto a minha esposa, a opção de cuidar dela por um tempo. Esta aproximação com minha filha, despertou em mim o interesse pela literatura infantil. Comecei uma jornada de busca e conhecimento dos autores dos desenhos. Tive contato direto com o Tomas e seus Amigos, Dora Aventureira e Mickey Mouse. Ficar com a criança pequena, nos faz entrar em seu mundo de imaginação, o mundo faz de conta. Por ser apaixonado pela região que moro, o Vale do Paraíba, SP, busquei conhecer as literaturas locais, quando deparei com Monteiro Lobato, e assim despertou a vontade de escrever algo para criança e que falasse da região. Ao escrever a história fiz uma pesquisa sobre como surgiu à população e o que movimentou culturalmente e economicamente, assim a história é contextualizada na época dos tropeiros, onde pelas rotas da estrada real foram surgindo os povoados. Na mesma época que escrevi o livro, eu estava acompanhando as idéias da ONU sobre os desenvolvimentos sustentáveis, deste modo coloquei no livro personagens de animais em extinção e uma árvore de 500 anos que tem na cidade. O projeto Sonhos de Francisco veio da ideia de levar o livro para crianças de forma lúdica, para ensinar valores e a cultura da região. O projeto partiu para contação de história, porque trabalhei num colégio três anos contando histórias para as crianças, e seria um modo mais atraente de passar o livro. Por ter uma história com a fauna da região, da Mata Atlântica, o projeto tornou-se uma ação de educação ambiental. Fundamentei nos princípios da ONU, as ODS, e também nas leis brasileiras de educação infantil que prevê uma educação ambiental para crianças.

CRINFANCIA: Do que trata o livro?

MARCELO:  O Livro narra à história de três crianças que saem de Minas Gerais, e passam pela região em sentido para o litoral norte de São Paulo. Ao passar pela região conhecem a natureza presente, como as duas Serras, a da Mantiqueira e a do Mar, conhecem o rio, o Rio Paraíba do Sul, que cruza todas as cidades, alguns animais que habitam a região como o Macaco Muriqui-do-Sul e a Onça Jaguatirica, e por fim árvore Jequitibá, que na verdade ela é a narradora da história.  Os personagens principais são Francisco, Maria e Zezinho, a coruja Sofia e a árvore Sra Jequitibá. O livro contém uma interligação de assuntos, como a história da região, o cuidado com os animais silvestres, e a geográfica local. Este livro dá para ser trabalhado de diversas formas com as crianças. Ele foi pensado para crianças de 8 a 9 anos, mas seu estilo pode ser trabalhado com todos as idades, eu mesmo faço contação em creches para crianças muito pequenas, e trabalho conteúdo didático com os maiores.

CRINFANCIA: Como pode ser utilizado na sala de aula?

MARCELO:  Por ter esta dinâmica de interligação de assuntos, o livro pode ser trabalhado de forma de contação de história, roda de leituras, ou conversas em grupos. Mas pode levar o debate com as matérias de história, geográfica e educação ambiental. Eu também trabalho com oficinas, utilizo o assunto como prevenção e cuidado com a natureza, e ensino as crianças criarem os personagens tanto em desenhos, maquetes e fantoches com materiais recicláveis, a oficina chama-se EcoCriatividade.

CRINFANCIA:  Como os interessados podem adquirir seu livro?

MARCELO:  Tanto o livro pode ser adquirido diretamente comigo, como pode entrar nos sites do facebook @sonhosdefrancisco e pelo site do ateliê Selmer. O arquivo PDF do livro pode ser baixado pelo site Amazon. O frete varia de acordo com cada região, sendo por sedex ou Pac. Tenho também alguns materiais artesanais como jogos de memória, camisetas, almofadas e também quebra-cabeças da história do livro, que pode ser adquirido pelo site Elo7.

  1. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO EM PDF
  2. 001. Sonhos de Francisco – Marcelo Fernandes

  3. CLIQUE CASO QUEIRA ADQUIRIR OS OUTROS PRODUTOS

 

CRINFANCIA: E o projeto? Onde e como está sendo desenvolvido? Destina-se a qual público (faixa-etária)?

MARCELO:  O projeto não tem um lugar específico, ele é itinerante, onde a pessoa me contratar, é  realizado o projeto, por enquanto está acontecendo nas cidades de São José dos Campos e de Pindamonhangaba interior de São Paulo. Em Pinda tenho uma parceria com a empresa TekaBrasil que faz camisetas ecológicas com os personagens do Livro. O projeto pode ser contratado diretamente comigo, pelos meus contatos watts DDD 012 981653678; minha página @sonhosdefrancisco e meu blog marcelopoesiaviva.blospot.com.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *