DICA RÁPIDA: DESENHANDO A PARTIR DO TEXTO, “BONECO MALUCO” DE ELIAS JOSÉ.

Olá professoras;
Esta é uma dica que também realizei com meu grupo de crianças, foi muito bom os resultados!
=
O texto que segue na imagem abaixo, “Boneco maluco”, encontra-se no livro “BONECO MALUCO E OUTRAS BRINCADEIRAS” de Elias José, Projeto Editora.
 
E, a dica rápida de hoje no CRINFANCIA, é a leitura e o desenho de como a criança imagina ser o “boneco maluco” que João montou. Para isso, sugerimos que você, professor (a):
1) Leia o texto para as crianças o texto sugerido.
2) Na roda de conversa, peça as crianças que descrevam oralmente como imaginam ser o “boneco maluco” que João montou. Em seguida explore o sentido das expressões: “BARRIGA DA PERNA”, “DEDOS DE PROSA”, “BOCA DA NOITE”, “OLHOS DE SOGRA”, “PÉS DE MOLEQUE” E “UNHAS DE FOME”, visto que, elas possuem sentido figurado e não podem ser concretamente representadas, ou seja, na produção de seu desenho a criança terá que criar imagens que possam representá-las.
3) Disponibilize materiais diversificados como: lápis de cor, canetinha, tinta guache, tesoura, cola, papéis diversos, palitos, retalhos de tecido, linhas, lãs, botões, entre outros, para que as crianças possam produzir o desenho de como imaginam ser o “boneco maluco” que João montou.
4) Por último, organize um momento de exposição do trabalhos para que as crianças apreciem os trabalhos dos colegas e ao mesmo tempo possam falar de suas próprias produções.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ATIVIDADE:
Ao propor essa atividade, você, professor (a), está contribuindo para o desenvolvimento da imaginação e capacidade criadora, posto que, por meio dela, as crianças são incentivadas a criarem algo novo, acionando o acervo de imagens mentais que possuem, as quais foram apropriadas nas experiências de seu contexto cultural.
Dessa forma, conforme explica Smolka (2009, p. 20) pautando-se nos estudos de Vigotski, acreditamos que a imaginação é uma atividade humana que não é dada a priori, mas, “[…] elaborada com base na experiência sensível transformada pela própria produção do homem, pela possibilidade de significação, pela cultura”. Ou seja, “[…] toda obra da imaginação constrói-se sempre de elementos tomados da realidade e presentes na experiência anterior da pessoa […]”.
A partir dessas considerações, entendemos que a proposição de atividades como essa, as quais instigam o desenvolvimento da capacidade criadora pela imaginação são fundamentais, uma vez que, “[…] a imaginação não é um divertimento ocioso da mente, uma atividade suspensa no ar, mas uma função vital e necessária” (Vigotski,2009, p. 20).
 
REFERÊNCIA: VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. 2009.  São Paulo. Ed. Ática.

2 respostas para “DICA RÁPIDA: DESENHANDO A PARTIR DO TEXTO, “BONECO MALUCO” DE ELIAS JOSÉ.”

  1. IZABEL CRISTINA disse:

    VOU APLICAR JUNTOS AS CRIANÇAS DO 2 ANO E VOU FAZER U,A EXPOSIÇÃO NO PATIO DA ESCOLA

    1. Eliane Cristina Freitas de Souza disse:

      Que legal, Isabel, faça mesmo e depois nos conte como foi tudo!
      Abraços da equipe
      Alini, Eliane e Mônica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *