
Como podemos ver, o artista mediante suas obras não deixa morrer a memória cultural dos povos, sendo assim, que tal utilizarmos a apreciação das telas apresentadas acima para resgatarmos a tradicional brincadeira do cabra-cega?
Conforme encontramos, na coleção PROINFANTIL (mód IV, unidade 5), não há um jeito de entender uma produção artística, seja ela, um filme, uma peça teatral, uma música, uma pintura, entre outras, pois, “[…] Cada um de nós, diante de uma obra de arte, terá um entendimento pessoal, particular; vai entender do seu jeito!” (2006, p. 15).
De acordo com esse documento, o modo como entendemos uma produção artística, está relacionado com o repertório de imagens, de sons, de movimentos, de palavras, cores etc., que possuímos em nossas memórias.
Nesse sentido, nós do Crinfancia, defendemos a prática de apreciação de diversas produções artísticas, visto que, quanto mais obras a criança ver, ouvir e assistir, mais imagens, sons, movimentos, palavras, sensações ela terá em seu acervo e, portanto, mais facilmente, com o estranhamento, poderá compreender outras obras que conhecer depois. Sendo assim, é nesse movimento de estranhamento proporcionado pela prática de apreciação de produções artísticas que serão ampliadas as experiências da criança com a Arte.
E, foi pensando nisso, que nós do CRINFANCIA, sugerimos que, você professor (a) utilize algumas das obras acima apresentadas para resgatar a brincadeira da “cabra-cega”, com o seu grupo de crianças, para isso, acompanhe as dicas pedagógicas abaixo:
- Apresente as telas dos diferentes artistas que retrataram a brincadeira da cabra-cega e questione:
– O que os artistas estão retratando nas telas apresentadas?
– Qual a obra que você mais gostou?
– Você conhece a brincadeira retratada nas telas?
- Solicite às crianças que conhecem a brincadeira, que expliquem quais as suas regras;
- Realize a brincadeira da “cabra-cega” com seu grupo de crianças;
- Assim como os artistas, incentive as crianças desenharem a brincadeira;
- Proponha ao grupo, a escrita de um texto coletivo, que explique quais as regras da brincadeira.
Adorei seu blog, voltarei mais vezes para visitá-lo e por em prática atividades artísticas excelentes que encontrei aqui.
Parabéns
Que Denise que tenha gostado dos nossos conteúdos, nosso objetivo é exatamente esse, contribuir para a prática pedagógica dos professores(as) que como você buscam realizar um trabalho de qualidade sem perder de vista as necessidades e interesses de seus alunos.
Maravilhosas dicas!!! Estou acompanhando e colocando em prática algumas sugestões de atividades. Parabéns pelo trabalho meninas!!!
Ótimo Silvana, continue nos acompanhando e compartilhe aqui como tem sido sua experiência com seu grupo de crianças ao colocar em prática nossas dicas!
Um forte abraço;
Alini, Eliane e Monica