“Brincadeiras tradicionais com bolas”

As brincadeiras também são uma objetivação humana, ou seja, uma produção cultural que, precisa estar presente na prática educativa dos professores que atuam na Educação Infantil  e séries iniciais do Ensino Fundamental. Quanto a esse aspecto Giardinetto e Mariani (2010, p. 186) ressaltam 

 
Para que as atividades lúdicas se coloquem a serviço da prática educativa, é necessário um professor consciente de uma teoria que o oriente na articulação dos conteúdos trazidos pelos alunos com os conteúdos culturais e científicos e que reconheça no jogo, nos brinquedos e brincadeiras instrumentos culturais que desencadeiem o desenvolvimento e a aprendizagem, através da mediação do educador […].
 
Nesse sentido, os autores mencionados destacam a importância de o (a) professor (a) saber trabalhar os conteúdos inerentes ao jogo, aos brinquedos e às brincadeiras, que favoreçam a formação/apropriação de conceitos.

Desse modo, considerando, a importância da atividade lúdica como prática educativa na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e, também o quanto inúmeras brincadeiras tradicionais se perderam ao longo dos tempos devido ao estilo de vida contemporâneo e o domínio da tecnologia na vida da maioria das pessoas, se faz necessário resgatar essas memórias. Por isso, nós do Crinfancia, estaremos apresentando dicas pedagógicas por meio de uma série que estamos chamando de “Brincadeira Tradicionais com bola”.

E, para começar, sugerimos, que você professor (a)  apresente a música “Ora bolas” do grupo Palavra Cantada, clique aqui para ver o vídeo.

 
Por meio dessa música é possível abordar a temática das “brincadeiras tradicionais com bola”, abarcando as mais diversas áreas do conhecimento. Fique atento (a), nas próximas postagens traremos várias dicas de atividades a partir da letra dessa música!

Uma resposta para ““Brincadeiras tradicionais com bolas””

  1. Eliete Pequeno disse:

    Aprender brincando e muito mais divertido!!! Viva a brincadeira!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *