BRINCADEIRAS SENSORIAIS – LUVAS SENSORIAIS

Olá professoras,

Vocês estão gostando das atividades sensoriais que estou compartilhando? Como disse no post sobre as brincadeiras sensoriais (clique no link abaixo para relembrar):

BRINCADEIRAS SENSORIAIS

Busco muitas inspirações no site www.tempojunto.com de Patrícia Marinho. Vale à pena conhecer!!

Bem!!! Hoje vamos falar sobre as luvas sensoriais. Luvas sensoriais ou mãos sensoriais é uma atividade de descoberta para os bebês. Geralmente realizo em dois momentos. Num primeiro momento, encho as luvas (sempre uso as de látex porque acho mais resistentes) com ar e deixo que explorem livremente. Uso este momento para que as crianças se familiarizem com o material, com o seu formato que pode assustar os bebês. Eles geralmente gostam muito de sugar os dedos, afinal lembra a chupeta.

Num segundo momento preencho as luvas com materiais de texturas diferentes como: feijão, arroz, trigo, açúcar, água e ar. Pode usar outros materiais que estiverem disponíveis. Depois é só deixar que explorem bastante. Sempre fico muito atenta, pois mesmo sendo a luva de um material bem resistente, pode acontecer de algum deles morder a luva e derramar o material. É muito comum isto acontecer. Para ser sincera, acontece sempre.

Exploro sempre com eles oferecendo luvas diferentes para que sintam a diferença na textura e também no peso, até a temperatura pode variar quando colocamos água gelado ou morna.

Esta é uma atividade cheia de aprendizagens, que as crianças gostam muito e é muito simples de fazer, não é mesmo?

Aguardo os comentários de vocês e se gostaram, não deixem de curtir a nossa página no facebook.

Um abraço,

Mônica Piol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *