BRINCADEIRAS SENSORIAIS – CAMA DE GATO (parte 1)

Olá professoras,

Quem lembra desta brincadeira tão comum na nossa infância? Eu sempre gostei muito  e nem sabia que se chamava cama de gato. O nome não era importante!!! Somente a brincadeira. Ainda gosto de brincar dela. Difícil é encontrar alguém que saiba brincar.

A cama de gato é uma brincadeira infantil em que se constrói formas com barbante preso às mãos. Este jogo foi criado por culturas indígenas, mas hoje é conhecido por crianças do mundo inteiro. Há crianças que brincam trançando elásticos nas pernas que poderia ser uma versão mais moderna do jogo dos fios.

E como brincar de cama de gato com bebês? Para bebês é possível realizar esta brincadeira utilizando algum material para auxiliar, como por exemplo, uma caixa.

Ao realizar esta brincadeira com meu grupo de crianças, já experimentei com barbante e com elástico.

O que as crianças aprendem com esta atividade?

  • Persistência para tirar o brinquedo que está preso;
  • A coordenação motora fina, pois exige que o bebê tenha movimentos bem precisos para conseguir retirar o objeto em meio ao emaranhado de fios;
  • Desenvolver concentração;
  • Identificar relações espaciais, como dentro e fora;
  • Responder a desafios criados em espaços que possibilitem explorações corporais diferenciadas;
  • Experimentar diferentes movimentos corporais, desde os mais amplos até os mais precisos, em brincadeiras ou diante das demandas proporcionadas por ambientes acolhedores e desafiantes.

A diferença entre realizar com barbante e com elástico é que com elástico fica mais fácil de tirar o brinquedo porque ele estica. O interessante é proporcionar que as crianças vivenciem as duas atividades para que elas possam perceber esta diferença, mesmo que  não consigam expressar com palavras.

Até mais pessoal, espero que gostem desta dica de atividade. Deixem seus comentários, pois sua participação é muito importante para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *