Brincadeiras primordiais: Jogo de relação continente e conteúdo

Olá professoras,
 
De acordo com Ortiz e Carvalho (2012, p. 108), os jogos de relação continente e conteúdo, apresentam-se como propícios de serem realizados com o bebês, porque nessa faixa-etária é comum observá-los extremamente interessados por bolsas, caixas, gavetas, para retirar o que tem dentro e devolver, “[…] repetindo muitas a ação de tirar e pôr […]”. Segundo as autoras, esse tipo de brincadeira contribui para que o bebê se aproprie gradativamente da noção de volume. Por isso, é muito comum haver no mercado brinquedos industrializados que instigam as crianças a encaixar peças em buracos com formas geométricas correspondentes e que ficam depositados no interior de algum brinquedo.
 
 
Com o meu grupo de bebês costumo brincar de colocar e tirar brinquedos e tecidos dentro de caixas, bem como jogar a bola na caixa. Prefiro estas brincadeiras que contribuem para que eles se apropriem da noção de volume, pois tem aberturas maiores que facilitam a entrada e a saída dos objetos. Os brinquedos de encaixar peças em buracos com formas geométricas correspondentes ainda apresentam muitas dificuldades para eles, pois exigem a correspondência tanto no tamanho, como na cor e no formato. Porém, numa atividade permanente do grupo que é o DIA DO BRINQUEDO, um deles levou um brinquedo destes industrializados (carrinho) e ficou um tempão tentando encaixar as peças. Fiquei apaixonada com o resultado!!!
 
 
Muitas vezes temos dificuldade, enquanto professoras de bebês, de perceber que atividades simples que fazem parte do nosso cotidiano possuem objetivos tão importantes e fundamentais para os nossos bebês se apropriarem de conceitos primordiais.
 
 
Espero que tenham gostado. E não esqueçam de curtir nossa página.
 
 
Mônica Piol.
 
Referências: Ortiz, Cisele; De Carvalho, Maria Teresa Venceslau. Interações: ser professor de bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. Coleção Interações, 2012,  São Paulo, Ed. B
http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2014/09/brincadeirasbebe11meses.html
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *