03
jul/17

Olá professoras,
Segundo Ortiz e Carvalho (2012, pág 110) a brincadeira de desaparecimento simbolizado consiste em pequenas práticas de aparecimento e desaparecimento ou jogar um objeto longe para ser recuperado, ou seja, como nos jogos de esconde-esconde e cadê-achou. As autoras ainda ressaltam que por meio dessas brincadeiras a criança desenvolve a ideia que para desaparecer é necessário existir, visto que esta é uma noção fundamental no processo de subjetivação.
Com o meu grupo de crianças já realizei esta brincadeira de várias formas: Escondendo o rosto com a fralda, tanto o meu rosto como o dela, na brincadeira do cesto do tesouro com tecidos em que fizemos muitas experiências tanto com tecido transparente como o tule, como com tecidos sem transparência, com tecidos pendurados como se fossem cortinas e de esconde esconde com brinquedos.
As imagens abaixo mostram algumas delas:


Ortiz e Carvalho (2012, pág 110) explicam que esse tipo de jogo evolui com a criança que inicialmente realiza jogos simples de esconder o rosto com a fralda “[…] até as brincadeiras mais complexas observadas em crianças grandes, como esconde-esconde com regras elaboradas e nas brincadeiras de correr pelos grandes espaços externos.”
Espero que tenham gostado. Não deixem de curtir nosso site e nossa página no facebook,
Mônica Piol
Referências: Ortiz, Cisele; De Carvalho, Maria Teresa Venceslau. Interações: ser professor de bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. Coleção Interações, 2012, São Paulo, Ed. Blucher.