Brincadeiras com as palavras: Uma proposta de trabalho a partir do poema “A casa e o seu dono”, Elias José (parte 1).

O texto “A casa e o seu dono”, é um poema de Elias José recheado de rimas que tanto encantam e divertem as crianças! 

Então, que tal propor uma sequência de atividades voltada para linguagem oral e escrita a partir do texto sugerido?

Segundo Sepentzoglou e Giovani (2011, p. 102), a repetição de sons presente na estrutura das rimas, contribui no processo de apropriação da linguagem oral e escrita. Para esses autores, isso permite que as crianças brinquem com as palavras e ao mesmo tempo enriqueçam o seu repertório. Dessa forma, “[…] a linguagem poética é capaz não só de despertar o interesse das crianças, como também de auxiliá-las na aprendizagem e no uso de novos significados”.

Assim como, os autores citados, compreendemos que a poesia possui elementos importantes para o desenvolvimento infantil, pois  aproxima a criança da linguagem afetiva e rítmica, desperta o lúdico, a imaginação e a fantasia.

Nesse sentido, sugerimos que você, professor (a):

Exponha o cartaz com o texto, na sala de aula a altura das crianças, para que elas possam “brincar de ler” sempre que desejarem.

  • Leia o texto para e com as crianças, nesse momento tente juntamente com elas colocar uma melodia, de tal modo que o poema possa ser lido e cantado. Com certeza elas irão se divertir muito com essa brincadeira!
  • Permita que o cartaz seja ilustrado coletivamente.
  • Estimule as crianças a encontrarem e a destacarem com diferentes cores, as palavras que rimam entre si.
  • Transforme o poema em uma carta enigmática, ou seja, as crianças deverão por meio do desenho ou do recorte e colagem substituir as palavras por desenhos. Clique aqui para ver essa sugestão de atividade.

FONTE: Sepentzoglou, Árthemis; Giovani, Alessandra L. F. Giovani. Poesia: a rima no trabalho com a linguagem. In: Rossetti-Ferreira, Maria Clotilde; Mello, Ana Maria; Vitoria, Telma; Gosuen, Adriano; Chaguri, Ana Cecília. Os fazeres na Educação Infantil. 2011, 12. Ed. São Paulo, SP, Ed. Cortez.

Uma resposta para “Brincadeiras com as palavras: Uma proposta de trabalho a partir do poema “A casa e o seu dono”, Elias José (parte 1).”

  1. Creuza Maria dos Santos disse:

    Gosto muito de trabalhar com os textos de Elias José, ele é fabuloso e sabe mexer com a criançada com suas rimas engraçadas .
    Trabalho no Projeto Novo Mais Educação e trabalhei esse poema na semana passada, o resultado foi surpreendente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *