Adivinhas e palavras cruzadas

“Se tirarmos o prazer de brincar enquanto se aprende dificultaremos o desenvolvimento da capacidade de ler, no futuro, os textos escolares [porque afinal eles existem]… A leitura é um prazer que também se ensina”José Moutinho Viale (grifos das autoras)

Acreditamos que por meio do uso de adivinhas bem estruturadas, como as que  compõem o nosso folclore, contribuímos para que a criança adentre ao mundo da cultura escrita de forma lúdica e prazerosa. 

E, a nossa dica pedagógica de hoje para Educação Infantil e série iniciais do Ensino Fundamental é unir a utilização das adivinhas com as palavras cruzadas. Porque, assim como, as adivinhas, as palavras cruzadas contribuem para que as crianças compreendam a escrita, o sentido das palavra e sua ortografia.

Conforme nos mostra Hamze, a própria criança ao tentar adivinhar e escrever as repostas no diagrama da palavra cruzada consegue reconhecer que sua resposta não é a correta ou que cometeu erros ortográficos. Dessa forma, “[…] esquematizados como ‘espaços fechados de escrita’, não há como preenchê-los escrevendo incorretamente. Esta perspectiva está circundada nos cruzamentos e na quantidade de quadrinhos reservados para cada palavra[…]”.

Agora clique aqui para ver a cruzadinha que preparamos como sugestão e em seguida acompanhem os encaminhamentos para essa atividade


Sabemos que as adivinhas têm uma resposta correta para cada enigma que as constitui, contudo, não podemos permitir que essa condição comprometa a dialogicidade que pretendemos enfatizar quando propomos o trabalho com a linguagem escrita, tomando o texto como unidade de ensino.

Nesse sentido, sugerimos :

  1. que as adivinhas sugeridas no link acima, sejam lidas e discutidas em roda de conversa. Nesse momento permita que as crianças digam suas respostas  e as justifique,
  2. registre no quadro (ou lousa) as respostas que as crianças dão para cada adivinha,
  3. leve a turma a escolher dentre as respostas registradas no quadro aquela que melhor responde ao enigma em questão.
  4. por último apresente o diagrama da palavra cruzada a ser preenchida, explicando que há respostas as quais as palavras serão escritas na horizontal e outras na vertical.

Referências:

http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/palavras-cruzadas.htm

http://www.rosacruz.pt/auditorio/index.php?option=com_content&view=article&id=146:a-importancia-das-adivinhas-na-educacao-infantil&catid=71:sistemas-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *