ADIVINHAS E CAÇA-PALAVRAS

a) Pressupostos teóricos da atividade

De acordo com o que encontramos na Wikipédia, o caça-palavras é um jogo que consiste no arranjo de letras aparentemente aleatórias em uma grade quadrada ou retangular.

 

O objetivo do jogo é encontrar e circundar as palavras escondidas na grade tão rapidamente quanto possível. As palavras podem estar escondidas verticalmente, horizontalmente ou diagonalmente dentro da grade. As palavras são arranjadas normalmente de modo que possam ser lidas da esquerda para a direita ou de cima para baixo […] (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ca%C3%A7a-palavras, acesso em 18/07/2013)

Desse modo, o jogo de caça-palavras é ideal para crianças que estão em processo adiantado de apropriação da linguagem escrita ou que já sejam alfabetizadas. Por meio, desse jogo é possível desenvolver a percepção, atenção e concentração, já que é necessário procurar palavras em um bloco de letras.

Nota-se que o caça-palavras é essencialmente uma atividade de leitura na qual a criança precisa encontrar a palavra para completar a grade que o compõe. Sendo assim, ao identificar as palavras, a criança tem a oportunidade de conhecer as convenções do nosso sistema alfabético-ortográfico.

b) Orientações Didáticas

Para nós do CRINFANCIA a leitura pressupõe diálogo entre o texto escrito e o seu leitor, por isso, o caça-palavras que estamos propondo é muito mais do que simplesmente encontrar palavras isoladas e inseridas em uma grade. Ou seja, o caça-palavras sugerido responderá aos enigmas propostos nas adivinhas, contudo, sugerimos que os enunciados que constituem cada adivinha provoque diálogo entre professor(a) e alunos e alunos entre si, de tal modo que as crianças possam: levantar hipóteses, argumentar o seu ponto de vista, imaginar, raciocinar, apropriar-se e produzir conhecimentos.

Desse modo,  clique aqui e conheça a atividade pronta para ser impressa para conhecer o caça-palavras e em seguida leia abaixo alguns encaminhamentos que poderão contribuir para sua prática pedagógica.

  • Quanto mais as crianças estiverem no início do processo de apropriação da linguagem escrita ou que não conhecerem o jogo de caça palavras, propomos que a leitura e as discussões sejam realizadas no coletivo. Nesse momento, você professor (a) poderá registrar na lousa ou cartaz as respostas dadas e, em seguida apresentar de modo ampliado o diagrama do caça-palavras para que as crianças possam verificar se alguma das hipóteses levantadas podem ser encontrada.

 

  • Se as crianças já estiverem em um estágio mais avançado de apropriação do sistema de escrita alfabético-ortográfico, essa atividade poderá ser realizada em pequenos grupos, no qual uma criança assumirá o lugar de leitora das adivinhas, uma de escriba das hipóteses levantadas pelo grupo e por último um componente do grupo tentará encontrá-las no diagrama. Para esse grupo, no que tange a linguagem escrita será possível comparar o quanto suas escritas se aproximam ou distanciam-se da escrita convencional. 

 

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