Adaptação na Educação Infantil: O que propor à crianças de 4 à 5 anos?

Olá professoras;

Meu nome é Eliane, neste ano de 2017, estou atuando no turno matutino como professora em  um grupo de crianças entre 5 e 6 anos de idade e no turno vespertino atuo como pedagoga, também na Educação Infantil. E, assim como você, tenho buscado planejar experiências de ensino-aprendizagem que me permitam além criar e fortalecer os vínculos afetivos com meu grupo, conhecer o que já sabem e o que precisam aprender, bem como seus interesses e curiosidades.

Para o planejamento desse período, primeiramente reconheço que a maioria das crianças já estudavam em outra ou na mesma escola e que em certa medida já superaram as dificuldades dos primeiros dias de aula. No entanto, o desafio para elas agora é inserir-se  em um contexto, no qual o cuidado e  a educação partem do compromisso  da escola e da professora  de realizarem um  planejamento pautado na interação e na brincadeira, equilibrando proporcionalmente  atividades de livre escolha e momentos direcionados.

Na faixa etária de 4 e 5 anos o interesse por brincar ainda é muito latente, mas ao mesmo tempo a curiosidade e o desejo de conhecer o mundo a sua volta, evolui progressivamente. Por isso, nós professoras, precisamos  ter uma escuta e um olhar atento e sensível, para  que possamos potencializar aquilo que já demonstram saber por meio de suas brincadeiras, falas, desenhos, entre outros. Clique na imagem abaixo e conheça a música.

Pensando nisso, na primeira semana de aula, penso em propor uma sequência de atividades a partir da música “Já sabe” do grupo Palavra Cantada, para conhecer as sugestões de experiências de ensino-aprendizagem que acompanham esta sequência, basta você clicar nos links abaixo, tenho certeza que irão contribuir para sua prática pedagógica!!! Também no decorrer dos próximos estarei relatando como tem sido a vivência dessas sugestões com o meu grupo de trabalho,não percam!

Abraços;

Eliane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *