ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – MURAL COM FOTOS DA FAMÍLIA

 

Olá professores,

Gostei muito que algumas de vocês fizeram comentários no blog, inclusive compartilhando experiência. É muito bom esta troca. Tenho certeza que teremos muitas trocas de ideias no decorrer do ano.

Bom!!! No post anterior compartilhei com vocês como foi o 1º dia de aula do meu grupo. Pelos motivos que eu já expliquei pra vocês tive poucas crianças no 1º dia de aula, mas no 2º dia compareceram mais crianças e fiz novamente um bate papo com os pais. Muitas vezes a rotina não ocorre como planejamos, não é mesmo? Inclusive não foi possível fotografar este momento porque não havia alguém que pudesse, uma vez que eu não tinha planejado antes para este dia. Então de 10 crianças que tenho matriculadas neste início de ano, 7 estão frequentando todos os dias (no nosso município matricula-se 10 crianças no início do ano, porque algumas mães pedem para a criança ficar integral e  só após o parecer  da Assistente Social  é que ocorre a matrícula do restante das crianças). Nesta faixa etária o grupo é formado por 15 crianças.

Hoje vou compartilhar com vocês uma das atividades que eu gostaria muito de ter realizado com as crianças no ano passado. É a atividade do mural de fotos que sugerimos no artigo Adaptação ou Acolhimento? Eis a questão . Porque não fiz? Muitas vezes a rotina da escola acaba dificultando algumas atividades que gostaríamos de realizar, não é mesmo? Então, não fiz porque a sala de aula é lavada todos os dias e o adesivo soltaria com facilidade, o adesivo não cola em qualquer superfície como, por exemplo, no tapete emborrachado. Daí enquanto não surgia uma ideia para colar as fotos o tempo foi passando e acabei não realizando esta atividade.

Porém, considero uma atividade muito boa porque “para construir vínculos afetivos com as crianças é interessante proporcionarmos a ela uma atmosfera familiar na sala de aula” por isto replanejei esta atividade para este ano. Consegui uma placa de papelão e colarei as fotos nele. Irei colocá-lo no chão da sala no início da aula e recolherei no final. Foi a melhor opção de tive até agora. O que acham?

Conforme sugerido no artigo, colocarei em cada foto uma legenda para que possamos conversar com os bebês sobre as fotos.  Fiz com fotos de revista só para vocês visualizarem como será com as fotos das crianças.

Estou disponibilizando para vocês o link do artigo e o bilhete que preparei para a família.

Aguardo os comentários sobre a atividade.

Um beijão!!!!

2 respostas para “ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – MURAL COM FOTOS DA FAMÍLIA”

  1. Dionezia Souza disse:

    Sou professora e amo minha profissão e a educação infantil, minha paixão. Gostei da atividade, ter objetos ou imagens que lembre a família é algo interessante pois despertá nas crianças a sensação de ser querido e amado no novo ambiente. Permitindo a criança a se permite ousar com o novo.liberdade de expressão e autonomia é o que queremos de nossos anjinhos… o primeiro dia de aula com os pais tbm é uma ótima idéia…

    1. Alini Rocha Coutinho disse:

      Olá professora Dionezia, como é gratificante perceber que nossas experiencias tem contribuído de alguma forma na prática de sala de aula de professores como você.
      Estaremos sempre com novas sugestões e esperamos que você, professora, esteja conosco!! Grande abraço e até a próxima.
      Alini, Eliane e Monica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *