Adaptação na Educação Infantil: Dicas para o primeiro dia de aula

Olá, professoras da Educação Infantil!

Vocês estão pensando que as expectativas e ansiedades típicas do período de adaptação só acontecem com as crianças e seus familiares? Pois é! Sou professora nessa etapa de ensino há anos, dos quais mais ou menos há 6 anos são dedicados à crianças na faixa etária de 2 e 3 anos, e confesso para vocês que fico bastante ansiosa e apreensiva, pois, ao meu ver, não é só a criança e a sua família que necessitam adaptar-se à professora e à escola! A professora, que está todos os dias em contato direto, com a criança e seus familiares, também precisa de tempo e condições para que ela se adapte ao grupo que está acolhendo, principalmente quando se trata de crianças tão pequenas.

Imagino que muitos de vocês, assim como eu, passam por esses sentimentos, porém o que ocorre, dificilmente confessamos com receio de sermos rechaçados. Contudo, sabemos enquanto profissionais da área de Educação que eles existem sim e que passará conforme vamos vencendo esse período inicial.

Sendo assim, neste post pretendo apresentar algumas dicas, das quais algumas eu já usei na minha prática, e outras que irei testá-las este ano. Acredito que irão nos ajudar muito!!!!

Para começar, vamos descrever um pouco como a criança com dois ou três anos se comporta quando vai para escola. Embora os comportamentos possam variar, alguns padrões são esperados nessa faixa etária.  A criança pode estar até interessada em conhecer e explorar o novo ambiente, mas muitas vezes começa a estranhar ao sentir falta do familiar que a acompanha.

É possível que ela tenha também, um desenvolvimento maior de linguagem e de compreensão que em tese facilitaria no seu processo de adaptação, contudo a maneira como a criança é criada, se com muitas pessoas ou sozinha com a mãe em casa, poderá facilitar ou dificultar esse processo.

Agora, passo a listar algumas ações que a escola e você, professora, podem adotar no decorrer desses primeiros dias:

  • A equipe escolar precisa ter um olhar acolhedor em relação às famílias, principalmente se a criança está indo pela primeira vez a escola;
  • Elaborar uma programação especial para acolher os novos alunos e suas famílias;
  • Antes do início das aulas, enviar sugestões de como os familiares devem comportar-se nesse período,
  • A professora que dará essa atenção especial a esses familiares necessita do apoio de toda a equipe;
  • A escola precisa ter em mente que a família é parte integrante do processo de adaptação;
  • É importante que nesse período, seja sempre a mesma pessoa para recepcionar a criança e o seu familiar, pois será mais fácil a formação de vínculos afetivos;
  • Quando a criança já é da escola, é importante informar aos familiares que terá outro professor e talvez outros colegas.

Então professores e familiares, essas são apenas algumas dicas de muitas que estarão por vir. No próximo post, deixaremos como sugestão uma forma de elaborar um bilhete com importantes informações sobre comportamento dos familiares nesse período. Até logo!!!

Professora: Alini Coutinho

2 respostas para “Adaptação na Educação Infantil: Dicas para o primeiro dia de aula”

  1. Mônica Loureiro disse:

    Interessante. Obrigada

    1. Eliane Cristina Freitas de Souza disse:

      Olá, esperamos ter contribuído para sua prática!
      Continue nos acompanhando, teremos muito mais!!!
      Abraços da equipe;
      Alini, Eliane e Mônica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *