Adaptação na Educação Infantil: Dicas para o papai e a mamãe.

 

Olá Papai e mamãe;

Desde a semana passada algumas famílias já começaram a levar seus filhos para a escola. Sabemos o quanto você ama e valoriza seu filho, mas por diversas razões, simbolicamente, começará a cortar o cordão umbilical que te liga a ele, pois pela primeira vez o levará para a escola ou mesmo quando retornam às aulas. Sabemos que muitos de vocês choram porque seu filho chora ou porque ficou durante o período de férias juntinhos. Não é mesmo? Não sinta-se culpado por isso! Aliás, esta é a primeira regra para que o processo de adaptação escolar aconteça da maneira mais tranquila possível.

A escola, depois da família, é o primeiro espaço social da criança. Autonomia, amizades e muitas descobertas serão algumas de suas conquistas neste novo ambiente. Porém, papai e mamãe, a segurança e o prazer de estar ali depende em grande parte de seu comportamento ao levá-lo à escola. Lembre-se que se você escolheu aquela escola é porque acredita nela e em seus profissionais.
Pensando nisso, nós do Crinfancia, apresentamos para você algumas dicas, que te ajudarão neste momento:

  • Converse várias vezes com seu filho explicando que ele ficará na escola juntamente com outras crianças, a professora e as auxiliares, e que lá farão várias atividades legais. Pode ter certeza que ele entenderá.
  • Explique também que você irá trabalhar ou voltará para casa, mas virá buscá-lo. Buscá-lo no horário marcado dá a ele segurança.
  • Demonstre para ele através de gestos que confia na escola e que é muito bom estar lá (nunca chore perto dele ao deixá-lo na escola).
  • Não saia escondido!!!! Dialogue com sua criança, conscientizando-a de que você vai, mas volta; que precisa trabalhar, mas no horário virá busca-la. Ou seja, dê informações que lhe dê um pouco de segurança;
  • Evite o apego excessivo!!!! A criança precisa aprender que a escola é o espaço social dela, por isso é importante que entre andando, trazendo algum objeto dela, seja sua mochila ou merendeira;
  • Evite ao máximo entrar na sala de aula!!!! Explique a criança que naquele espaço só há mesas e cadeiras para ela, ou seja “que é tudo pequenininho, papai e mamãe não cabe nesse espaço!”.
  • Em caso de choros é importante que criança sinta que, você, adulto, está seguro para dizer-lhe: “Não! Mamãe vai e depois eu volto!”, mesmo que a criança chore, é importante que você permaneça nessa conduta. Nem que seja necessário você ficar em algum espaço da escola e depois alguns minutos procurar informar-se de como a criança passou a se comportar. Provavelmente uns 20 ou 30 minutos a criança já tenha parado de chorar. Sendo assim, é fundamental a manutenção por parte do adulto de uma atitude definitiva;
  • Lembre-se: A segurança não está em não haver o choro. A segurança é o adulto passar para criança que àquela hora é a hora em que “eu vou embora”. Assim, a criança percebe que não há negociação!

Esperamos que essas dicas sejam uteis para você, papai e mamãe, que estão passando ou ainda passarão por esse momento de transição família-escola!

Deixem aqui seus comentários!

Abraços;

Alini, Eliane e Mônica

2 respostas para “Adaptação na Educação Infantil: Dicas para o papai e a mamãe.”

  1. JULIANA BINI disse:

    É UM MOMENTO DE ADAPTACÃO MAIS PARA OS PAIS DO QUE PARA OS FILHOS. AS DICAS ESTÃO ME AJUDANDO MUITO.

    1. Eliane Cristina Freitas de Souza disse:

      Ficamos muito felizes em saber que nossas dicas estão ajudando, tanto à pais e à professores, a minimizar a tensão tão comum nesse período de adaptação escolar… Continue nos acompanhando, o conteúdo do http://www.crinfancia.com.br, trata especificamente da Educação na Primeira Infância.
      Forte abraço das professoras;
      Alini, Eliane e Mônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *