ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: 1º DIA DE AULA

Olá professores,

Como havia combinado, neste post vou contar para vocês um pouco do que foi nosso primeiro dia de aula. Por motivo de falta de segurança no nosso Estado iniciamos as aulas na rede municipal no dia  14 de fevereiro. Quem sabe o fato de ainda os serviços de segurança pública não estarem completamente normalizados, a mães ficaram um pouco receosas de trazerem seus bebês? Pois neste grupo há 10 bebês matriculados, mas somente 4 vieram para a escola hoje.

Aproveitando o fato de haver um número reduzido de mães presentes neste momento, tive a oportunidade de estar mais próxima à elas, e assim poder iniciar a aula com um bate papo mais descontraído com as mães:

  • Falando um pouco de mim e das auxiliares;
  • Orientando-as como proceder nestes primeiros dias de aula. Li o bilhete que postei aqui no blog, lembram? (clique aqui). Sabemos que algumas não lêem em casa. Confirmei neste bate papo que a maioria não tinha conversado com seu bebê que eles viriam para a escola;
  • Falando da importância de ajustarmos a rotina da escola com a de casa nestes primeiros dias de aula para que os bebês não sintam muito, por isso mostrei e expliquei sobre a importância de preencherem a entrevista que lhes entreguei, (Clique aqui para conhecer a entrevista);
  • Explicando como costumo realizar o trabalho pedagógico e a forma como gosto de registrar. Faço catálogos com registro das atividades e fotos. Huuuuum, fiquem atentas, pois este trabalho irei compartilhar com vocês aqui no blog, www. crinfancia.com.br!!!!

Enquanto conversava com as mães os bebês ficaram super bem brincando com os brinquedinhos que coloquei na sala. Este bate papo foi rápido, não passando de 30 minutos. Mas, quando elas foram embora… os bebês começaram a sentir falta. Todos dormiram, entretanto quase não comeram e dois bebês choraram, sendo necessário as mães  virem buscá-los. O que é super normal. Duas crianças ficaram bem e sem chorar até o final da aula.

Este foi o 1º dia de aula no meu grupo de bebês. E o seu? Deixe nos comentários como foi no seu grupo. Foram muitas crianças? Elas choraram? Estou aguardando comentários.

Beijos,

Professora Mônica Piol

8 respostas para “ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: 1º DIA DE AULA”

  1. Sulema disse:

    Gostei das dicas!

    1. Mônica Piol disse:

      Fico feliz que tenha gostado Sulema. Acompanhe nosso blog que estarei compartilhando algumas experiências que fiz com meu grupo no ano passado e que estarei fazendo neste ano.

  2. Fernando Góes disse:

    Meu amor! Sou suspeito pra falar, mas tudo que faz se dedica ao máximo. Com certeza, será mais um ano com muito aprendizado e de conquistas. Muito mais sucesso para você, Alini e Eliane no blog!

    1. Mônica Piol disse:

      Obrigada!! Fico muito feliz com o seu reconhecimento.

  3. Gabriela disse:

    Olá sou professora de berçário na rede municipal de São Paulo. Iniciamos o ano letivo no dia 6 de fevereiro com uma acolhida para Pais e Crianças , nesse dia fizemoa uma dinâmica com bexigas e um bate papo sobre seria feito a adaptação. um pouquinho diferente nossa realidade a demanda é bem maior tem 27 crianças por turma. Dividimos um pouco faria a adaptação no período da manhã e a outra turminha no período da tarde e aos poucos na medida que as crianças sentiam seguras o tempo de permanência aumentaria. Em São Paulo os Ceis ficam com aa crianças por 10 horas. Espero que os relatos contribuam com a prática diária. Vou buscar postar mais relatos da nossa rotina. Beijocas

    1. Monica Cristina Belotti Goes disse:

      Olá Gabriela realmente são realidades bem diferentes, mas vejo que temos o mesmo objetivo que é a parceria com as famílias. Tenho certeza que trocaremos muitas ideias.
      São muitas crianças na sua turma. São quantos adultos? Qual a idade delas?

      Um grande abraço,

      Alini, Eliane e Mônica

  4. claudia Julia disse:

    Estou encantada com este trabalho que estão fazendo.Lindo postes tenho lido todos.

    1. Eliane Cristina Freitas de Souza disse:

      Fico feliz Claudia Julia que esteja gostando dos nossos postes, o feedback de vocês é fundamental para o nosso trabalho. Sugestões, críticas e elogios sempre serão muito bem vindos em igual proporção.

      Um forte abraço;

      Alini, Eliane e Mônica.

Os comentários estão desativados.