Ação pedagógica com os bebês: “Serra, serra, serrador”

Considerando, que as primeiras relações sociais dos bebês são mediadas pelo adulto, vale ressaltar a relevância do trabalho educativo promovido pelos professores que atuam na faixa-etária de 4 meses a 1 ano, pois conforme destaca Elkonin (apud, Arce e Silva, p. 173) “[…] o processo de desenvolvimento mental está intimamente conectado à educação das crianças […]”. Nesse sentido, conforme, explica Arce (2009, p. 176) a faixa etária de zero a um ano apresenta

“[…] como atividade principal, a comunicação emocional direta. Dessa forma, percebemos a importância de um trabalho com bebês voltado para a estimulação da linguagem, da fala, de exercícios que favoreçam e desenvolvimento integral do bebê”
Sendo assim, a tradicional brincadeira “Serra, serra, serrador”, apresenta-se como uma excelente dica de atividade a ser desenvolvida com bebês a partir de 6 meses, porque propicia o contato afetivo entre o adulto e o bebê,  o desenvolvimento da linguagem oral, o ritmo e o movimento.
Como e por que brincar de “Serra, serra, serrador”?
 Aos seis meses o bebê possui certa rigidez corporal que demandará do professor atenção para com a manipulação do corpo, pois deve-se objetivar o relaxamento do bebê. Nesta fase é importante obter a abertura da mão pela descontração do ombro estimulando a percepção tátil.
Por isso, aproveite o reflexo de preensão (que fazem os bebês permanecerem com a mão fechadinha) para realizar essa brincadeira: prenda os dedos indicadores nas mãozinhas do bebê, segure-as com os outros dedos por trás, aproxime seu rosto do dele e vá levantando lentamente o tronco da criança.
Esse tipo de brincadeira pode e deve ser acompanhada da fala do professor que pode cantar para o bebê os versos da cantiga folclórica, “Serra, serra, serrador”, enquanto manipula o seu corpo.
Fonte: Arce, Alessandra; Silva, Janaina Cassiano; É possível ensinar no berçário? O ensino como eixo articulador do trabalho com bebês (6 meses a 1 ano de idade). In: Arce, Alessandra; Martins, Lígia Márcia.  Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2009, Campinas. Ed. Alínea.   

http://www.escolaaed.com.br/aed-na-midia/revista/ai-que-delicia-4-brincadeiras-para-estimular-seu-bebe

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *