Ação pedagógica com bebês e crianças pequenas: O que significa cuidar?

Desde os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI (1998) até a atual Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2009), discuti-se acerca da indissociabilidade entre o CUIDAR  e o EDUCAR, como princípios essenciais na ação pedagógica com crianças de 0 à 5 anos. 
E, no livro “Os saberes e as falas de bebês e suas professoras”, a autora Maria Isabel Pedrosa, apresenta uma importante consideração, dizendo que cuidar é
“[…] acolher a criança, encorajá-la em suas descobertas; ouvi-la em suas necessidades, desejos e inquietações; é apoiá-la  em seus desafios; é interpretar o sentido pessoal das suas descobertas e das suas conquistas. Portanto, cuidar é educar. Um binômio inseparável!” 
(PEDROSA, 2012, p.35)
PARA SABER MAIS: CLIQUE E LEIA!
REFERÊNCIA: Pedrosa, Maria Isabel. Vamos observar cuidadosamente a criança no berçário. IN, Ramos, Taciana Karla Gomes. Ester Calland de Sousa Rosa. Os saberes e falas de bebês e suas professoras. 2012. São Paulo. Editora Autêntica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *