A AÇÃO PEDAGÓGICA COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS

Olá professoras;

Tendo em vista, que o trabalho educativo com crianças na faixa etária de 0 a 3 anos há pouco tempo passou  a ser garantido, não é de se estranhar que muitos profissionais que atuam na Educação Infantil considerem um desafio o trabalho pedagógico nessa faixa-etária. Ainda não está claro para a maioria deles onde termina o cuidar e começa o educar, ou seja, como propor um currículo para bebês e crianças pequenas?

Foi pensando nisso, que nós do CRINFANCIA, temos nos dedicado arduamente em apresentar dicas pedagógicas com bebês e crianças pequenas, as quais têm sido desenvolvidas pela professora Mônica Piol,  em sua sala de aula,uma das integrantes de nossa equipe. Neste artigo apresentamos, alguns fundamentos teóricos e práticos que orientam a organização do currículo que defendemos para essa faixa etária, para isso pautamo-nos no texto “As especificidades da ação pedagógica com bebês”, de Maria Carmem Barbosa, que encontra-se disponível  no portal do MEC.
  • Os bebês além de apresentar competências sensoriais e capacidades orgânicas, são também pessoas potentes no campo das relações sociais e da cognição.
  • Um dos grandes compromissos dos adultos é o de oferecer acolhimento para esses novos integrantes da sociedade.
  •  Os profissionais que atuam com bebês devem considerar que os bebês aprendem observando, tocando, experimentando, narrando, perguntando, e construindo ações e sentidos sobre a natureza e a sociedade, recriando, deste modo, a cultura.
  • Nesta faixa etária as interações entre as pessoas têm expressiva relevância para a construção das identidades pessoal e coletiva das crianças.
  •  Uma das especificidades da pedagogia realizada junto aos bebês é a da centralidade das brincadeiras e das relações sociais.
  • A ação pedagógica na turma de bebês deve favorecer o encontro entre eles em diferentes espaços e momentos do dia.
  • A interação escola e família é fundamental para o trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas.
  •  Os ambientes devem ser planejados de modo a incitar as crianças a explorar, a serem curiosas, a procurar os colegas e os brinquedos, isto é, permitir que sejam autônomas.
  • Por ser a creche um local de vida coletiva, é interessante que se institua um lugar para colocar as coisas que vem de casa, como por exemplo, as fotos da criança e da família, os brinquedos e outros objetos que criam um “oásis” de singularidade na vida e no espaço coletivo.
  •  As manifestações culturais devem mediar a relação do (a) professor (a) com os bebês ou crianças pequenas. Nesse sentido, a música é um exemplo, a qual deve ser trazida por meio de:
     – canções cantadas pelo (a) professor (a) ou mediante CDs;
     – caixas com instrumentos musicais;
     – propor que os bebês acompanhem a música com o balanço do corpo.
  •  É importante disponibilizar massas e tintas adequadas para fazer experiências plásticas, assim como: água, barro e gelo.
  • Deve-se promover brincadeiras com blocos, jogos de descoberta, construções, encaixes, “faz de conta”, brincadeiras com bolas, arcos, almofadas para criar situações de desafios motor.
  • Para o desenvolvimento da linguagem oral é interessante oportunizar muitas brincadeiras: onomatopéias, versos, trava-língua, entre outras.
Para saber mais sobre a ação pedagógica com bebês clique aqui e conheça o texto que citamos no início dessa postagem.
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E CONHEÇA ALGUMAS DICAS PEDAGÓGICA QUE PREPARAMOS ESPECIALMENTE PARA VOCÊ:
 
Nós da Equipe Crinfancia, esperamos que vocês aproveitem bastante as dicas pedagógicas que apresentamos aqui.
Abraços;
Alini, Eliane e Monica
Fonte: Revista Pátio, abril/julho 2010, ano VIII, Nº 23

           http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15860&Itemid=1096.

 

 

4 respostas para “A AÇÃO PEDAGÓGICA COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS”

  1. Fiquei muito feliz em descobrir alguém que se preocupou com a Ed. Infantil mas desde seu comecinho com os bebês.
    Está de parabéns!É muito difícil achar atividades, textos, material etc para esta faixa etária.

  2. eliane monica disse:

    Que bom que tenha gostado deste conteúdo! Foi exatamente por perceber a dificuldade de encontrarmos materiais para essa faixa-etária que decidimos contribuir com os profissionais que atuam com essa faixa-etária.

  3. Os diferentes cestos dos tesouros, os jogos heurísticos, a leitura e manipulação de livros , a organização intencional de materiais abertos são outros aspectos que costumo ensinar às minhas alunas ( futuras educadoras de infância). Publiquei há una tempos um livro especialmente para pais e educadores que têm muito mais pressa em ensinar do que em escutar o bebé. O livro Chama-se Bebés Exploradores e Cientistas Curiosos publicação Chiado Editora. Tenho outro livro a publicar com textos para os mais pequenos. Se quiser saber mais contacte. Tudo é pouco quando se trata de educuidar .

    1. Gostei do que li. Ainda bem que começa a haver mais gente a pensar na educação dos mais pequenos. Na importância da qualidade dos espaços, equipamentos e formação dos profissionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *